Mais de 125 milhões de pessoas no mundo sofrem as consequências da psoríase. E, embora seja considerada uma doença benigna, para muitos pacientes, encontrar um remédio para a psoríase é uma tarefa muito complicada.
A psoríase é uma doença inflamatória, que surge do impacto do nosso sistema imunológico no corpo . As mudanças que produz na pele fazem as pessoas que sofrem com isso afetam sua qualidade de vida.
Entre os remédios para a psoríase, muitos se destinam a aliviar a coceira e a inflamação . No entanto, se queremos algo muito mais natural e que não seja agressivo para a pele, podemos concentrar nossa atenção nos óleos essenciais.
Óleos essenciais e sua eficácia
Os óleos essenciais são uma alternativa saudável . No entanto, como o Dr. Ignacio J. Dei-Cas declara em seu artigo Terapias alternativas na psoríase , “o uso inadequado de óleos essenciais pode ser tóxico”. Isso também dependerá se somos alérgicos a algum de seus componentes.
Se levarmos em conta tudo o que o Dr. Dei-Cas diz sobre esta doença, já poderíamos desenvolver um primeiro remédio contra a psoríase que consistiria em reunir os seguintes óleos essenciais:
- Melissa : ajuda a reduzir o prurido e a pele seca que ocorrem como resultado de lesões escamosas causadas pela psoríase.
- Camomila : acalma a pele e tem uma ação balsâmica que alivia instantaneamente a coceira e a sensação de desconforto na pele. Além disso, possui propriedades que reduzem a inflamação.
- Bergamota : é um óleo pouco conhecido que suaviza e refresca a pele, proporcionando alívio rápido do prurido e ressecamento da área.
- Lavanda : este óleo essencial é um remédio essencial para a psoríase, pois não apenas hidrata a pele, mas também a regenera.
Como é feito o remédio para a psoríase?
Se usarmos todos os óleos que o Dr. Dei-Cas considera bons para tratar a psoríase de uma maneira alternativa, a maneira de desenvolver um remédio eficaz seria a seguinte:
- Todos os óleos são misturados em um recipiente pequeno, usando aproximadamente 15 ou 20 gotas de cada.
- É essencial ter uma planta de aloe vera por perto, porque precisaremos de uma ou duas folhas para extrair o gel.
- Vamos misturar os óleos com o aloe vera.
- Vamos colocar a mistura no local que queremos tratar.
A importância do aloe vera é que ele mostrou resultados muito satisfatórios quando usado em pacientes com psoríase leve . Aparentemente, a taxa de cura chegou a quase 83%.
Formas de aplicação
A maneira de aplicar o remédio contra a psoríase que discutimos pode ser feita de várias maneiras. Podemos fazer uma massagem suave na área para aliviar a sensação de desconforto, acalmar a pele e permitir que o remédio penetre muito melhor.
Além disso, podemos usar compressas para impregná-las no produto e aplicá-las por alguns minutos nas áreas desejadas.
Se desejarmos, podemos levar a mistura em um pequeno barco para tê-la sempre à mão, se precisarmos fora de casa. Além disso, é possível fazer uma espécie de spray. Para fazer isso, teríamos que bater os ingredientes.
Óleo da árvore do chá
O óleo da árvore do chá é bem conhecido por suas propriedades antibacterianas . De fato, tornou-se um kit de primeiros socorros indispensável, pois pode ser usado tanto na acne quanto no tratamento da dermatite seborreica. No entanto, também pode ajudar a psoríase.
Embora o remédio para a psoríase mencionado seja apropriado para ser usado a qualquer momento, abusar do óleo da árvore do chá pode ter mais problemas do que vantagens nesse caso específico. Para usufruir de seus benefícios, recomenda-se usá-lo uma e duas vezes por semana.
A maneira de usá-lo é mergulhar uma bola de algodão no óleo e aplicá-la na área que queremos tratar, deixando-a funcionar durante a noite.
Isso fará com que as células mortas sejam removidas, a vermelhidão e a queimação desapareçam e as cicatrizes deixadas pela psoríase sejam progressivamente reduzidas.
Você sofre de psoríase? Você já tentou algum remédio natural como o que mencionamos?
Esperamos que o remédio para a psoríase e a possibilidade de usar também o óleo da árvore do chá ajudem a reduzir o desconforto e melhorar a doença que você está sofrendo.